Marcha dos Vereadores 2018: o maior Encontro de Legislativos Municipais do país, acontece de 23 a 26 abril
03/01/2018 - 11h49 em Novidades

Promovido pela União dos Vereadores do Brasil – UVB, o evento busca reafirmar o compromisso da valorização do Poder Legislativo Municipal, com os seus vereadores e com a pauta municipalista. O tema deste ano é:  “O Novo Começa em Nós”. 

A Marcha dos Vereadores surgiu no início da década de 90 até os anos 2000, retornou em 2013 e desde então, têm reunido vereadores de todo o país para defender temas municipalistas e especialmente, defender o Fortalecimento do Poder Legislativo. A UVB foi pioneira nas marchas à Brasília.

“Prefeitos não tem interesse num Poder Legislativo Municipal forte. O que alguns querem, são vereadores que fazem de suas câmaras, sucursais de prefeituras e currais eleitorais de prefeitos. Existem exceções, mas, a maioria que leva vereador à Brasília, na marcha dos prefeitos, é para deixar claro que quem manda nos vereadores, são eles., afirma o presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti.

Conzatti, ressalta que "nas eleições de mesas diretoras, em muitas Câmaras de Vereadores, as escolhas passam inacreditavelmente, pelo crivo e aprovação dos prefeitos que dão a palavra final, numa total submissão de uma maioria que se sujeita estar a serviço do prefeito em detrimento de uma sociedade".

Pacto Federativo, reformas estruturantes, defesa do municipalismo, não são pautas exclusivas dos prefeitos e sim da sociedade, por isso, o Poder Legislativo Municipal, que é o poder que representa o povo na sua totalidade, está nesta luta, em harmonia porém sem atrelamento ao Poder Executivo Municipal. 

A União dos Vereadores do Brasil – UVB, foi fundada em 16 de novembro de 1964. A entidade não aceita submissão dos vereadores aos poderes executivos municipais. No Brasil, existem aproximadamente 57.900 vereadores e vereadoras.

 

Fonte: União de Vereadores do Brasil

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!