Golpe no WhatsApp usa Bolsa Família para roubar dados de usuários
26/04/2018 10:56 em Novidades

Um novo golpe está sendo aplicado pelo WhatsApp e tem os beneficiários do Bolsa Família como principal alvo de uma campanha de instalação de malware e roubo de dados. Uma mensagem, que chega através de contatos conhecidos do próprio mensageiro, indica a possibilidade de recebimento de uma quantia de quase mil reais pelos atendidos pelo programa, levando as vítimas a baixarem softwares maliciosos e comprometerem a segurança de seus aparelhos móveis.

 

O alerta foi feito pela PSafe, que afirma que pelo menos 600 mil pessoas foram atingidas pelo golpe somente nesta semana. E esse número indica só o total de vezes que os softwares de segurança da empresa bloquearam o acesso aos sites maliciosos administrados pelos golpistas, o que indica que a amplitude da campanha focada em roubo de dados pode ser muito maior.

 

A mensagem compartilhada pelo WhatsApp indica ao beneficiário que ele tem direito a receber R$ 954 em maio deste ano, uma informação falsa. Interessado, porém, o usuário acessa o site indicado e responde a um simples questionário sobre um possível recebimento mensal do Bolsa Família e o contato com amigos e parentes que também fazem parte do programa. Nada disso importa, na realidade, com o golpe iniciando após a máscara de autenticidade (ou não) dada por essas perguntas.

 

Leia mais no site Canaltech

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!