https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

OMS África: 23% das mortes estão ligadas ao meio ambiente
06/11/2018 14:43 em Novidades

O Índice considera também outras dimensões como a saúde, a educação, a nutrição, o acesso a saneamento e a água potável, para aferir o grau de pobreza.

    

Terceira Conferência Interministerial sobre Saúde e Ambiente começa esta terça-feira em Libreville, Gabão; encontro organizado pela OMS e ONU Meio Ambiente discute como transformar políticas em ações.

 

Ministros africanos da saúde, ambiente e finanças encontram-se entre terça e sexta-feira na Terceira Conferência Interministerial sobre Saúde e Ambiente em Libreville, no Gabão.

 

Além dos ministros, participam cerca de 300 delegados, incluindo representantes de organizações políticas e econômicas regionais, cidades, agências multilaterais e especialistas de 54 países.

Problemas

A conferência organizada pela Organização Mundial de Saúde, OMS, e a ONU Meio Ambiente, quer identificar ameaças ambientais emergentes para a saúde das pessoas e chegar a acordo sobre um plano de ação estratégico.

 

Em nota, as agências afirmam que na região africana, 23% das mortes estão ligadas ao meio ambiente. Este é o valor mais alto per capita para qualquer região do mundo.

 

As agências explicam que “o continente tem sido atormentado por problemas relacionados ao acesso à água potável, saneamento desadequado, infraestrutura deficiente, poluição e novas ameaças ambientais, incluindo mudança climática e urbanização rápida e não planeada.”

 

Urgência

A diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, disse que "do ar que se respira para a água que se bebe, para os lugares onde se vive e trabalha, o meio ambiente está intimamente ligado à nossa saúde."

 

Segundo ela, “infelizmente para milhões de africanos, o meio ambiente pode deixá-los doentes e até matá-los.”A especialista avisa que “com a mudança climática isso provavelmente piorará” e que é preciso “mudar essa situação urgentemente.”

 

A diretora do Escritório de África da ONU Ambiente, Juliette Biao Koudenoukpo, afirmou que “combater as interligações entre o ambiente e a saúde humana pode fornecer uma plataforma e efeito multiplicador para sustentar o progresso em muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2063.”

Koudenoukpo acredita que “trabalhando juntos, os setores de saúde e meio ambiente têm o potencial de elaborar políticas e estratégias que se reforcem mutuamente e transformá-las em ações concretas.”

 

Encontro

A conferência acontece uma década depois da histórica Declaração de Libreville, que comprometeu os governos a tomar as medidas necessárias para estimular as sinergias entre saúde, meio ambiente e outros setores relevantes.

 

A iniciativa antecipa a Conferência de Biodiversidade da ONU, que acontece no Egito este mês e irá discutir como integrar a biodiversidade no setor de saúde e outros.

 

A conferência tem uma primeira parte, com especialistas, que acontece nos primeiros dois dias. Os encontros de ministros estão agendados para quinta e sexta-feira.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!