https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

Governo Federal intensifica ações para amparar a população e restabelecer serviços em Pernambuco
31/05/2022 09:14 em Novidades

Estão sendo realizadas ações de socorro às vítimas de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terras devido as fortes chuvas no estado

 

Em decorrência do agravamento das chuvas na região Nordeste, o presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve nesta segunda-feira (30) em Recife (PE), aonde sobrevoou as áreas afetadas pelos deslizamentos de terra dos últimos dias. Acompanhado por ministros e outras autoridades, ele detalhou as medidas que o Governo Federal vem adotando, desde a última semana, para minimizar as consequências das fortes chuvas.

 

Desde o início do problema, das chuvas, como de praxe, as Forças Armadas foram as primeiras a se mobilizar, independentemente, de qualquer solicitação, e também, imediatamente depois, os respectivos ministérios envolvidos”, enfatizou o presidente Jair Bolsonaro.

 

Veja as principais ações: 

 

  • Defesa Civil Nacional decretou situação de emergência em 14 cidades de Pernambucafetadas pelas fortes chuvas. A medida é o primeiro passo para que os municípios possam solicitar recursos para atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada. 

 

  • Ministério do Desenvolvimento Regional conta com cerca de R$ 1 bilhão destinados a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos por desastres. Esse montante ficará disponível durante todo o ano de 2022 para todas as áreas do País que sofrerem prejuízos humanos e materiais em decorrência dos diversos desastres naturais que acontecerem no território brasileiro. Os recursos devem ser solicitados mediante pedido oficial por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

 

 

 

  • Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão fazer a antecipação do recebimento, além da liberação de mais uma parcela, no valor de um salário mínimo. O pedido poderá ser dividido em 36 meses, sem juros.

 

 

 

  • O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado em até cinco dias, além da pausa do pagamento de todas as linhas de crédito, para pessoas físicas, micro e pequenas empresas, em até três meses. Todas as operações poderão ser realizadas pelo celular. 

  •  A Força Nacional do SUS foi acionada para reforçar o atendimento às vítimas dos temporais, enviando profissionais, recursos materiais, equipamentos e insumos em apoio aos estados atingidos. Além disso, o Ministério da Saúde vai enviar quatro kits destinados a desastres: dois para Pernambuco e dois para Alagoas. Os kits são compostos por uma série de medicamentos e insumos estratégicos para reforçar a assistência farmacêutica às populações atingidas pelas chuvas.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!