Deslocamentos de curta distância com mais conforto e segurança. É o que promete o CityBus 2.0, serviço de transporte coletivo sob demanda por aplicativo de celular desenvolvido em Goiânia/GO. O município é o primeiro da América Latina a implantar um modelo de transporte responsivo à demanda (DRT) de cunho coletivo e público.
Por meio do aplicativo, o usuário agenda a viagem e o itinerário é alterado diariamente, ou em tempo real, de acordo com a demanda. O projeto de implantação do CityBus 2.0 está sendo realizado de forma gradativa, em cinco etapas, e a expansão se dará a partir da consolidação de cada etapa. A primeira, feita em 2019, atendeu a região Centro Expandida de Goiânia.
Para saber mais, acesse o Guia de Boas Práticas em Mobilidade Urbana Sustentável – iniciativas para a promoção da acessibilidade e redução de desigualdades, elaborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), por meio do Projeto AcessoCidades.
A iniciativa é apoiada pela União Europeia, em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália). O projeto tem como objetivo contribuir para qualificar as políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades. Saiba mais.
Leia também
Novo aplicativo "Floripa no Ponto" tem opção de recarga do cartão de ônibus via Pix
Aplicativo faz monitoramento em tempo real do transporte público e prevê horário de chegada de ônibus municipais nas paradas
Afinal, por que faltam 10 dias em outubro de 1582?
Segundo o calendário de 1582, outubro suprimiu o período entre os dias 5 e 14. Conheça a história dos 10 dias que nunca existiram.
Fita perdida com primeira gravação de show dos Beatles será restaurada
Show de uma hora de 60 anos atrás foi gravado em apresentação da banda em um internato.