https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

Hildo Rocha coordena equipes do Ministério das Cidades, Caema e Caixa Econômica para conclusão de obras de saneamento no Maranhão
01/06/2023 10:42 em Novidades

Com o objetivo de concluir várias obras de saneamento no estado do Maranhão, financiadas com recursos do governo federal e do governo estadual, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, organizou reunião e visita aos empreendimentos a fim de encontrar soluções para a conclusão das obras.

A reunião para analisar a situação dos contratos foi realizada na prefeitura municipal de Itapecuru-Mirim. Além de Hildo Rocha, também participaram técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, técnicos da Caixa Econômica Federal, o prefeito em exercício de Itapecuru-Mirim, Maurício Nascimento, o vereador Emerson Ceará e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marcos Aurélio Freitas.

 

A obra de esgotamento sanitário que está sendo executada pela Caema, na cidade de Itapecuru Mirim, está paralisada. As obras de abastecimento de água que irão permitir a universalização de abastecimento de água nas sedes de Chapadinha e Pinheiro, também realizadas pela Caema, já estão praticamente concluídas.

 

Após a reunião, Hildo Rocha, e os representantes das instituições que participaram do encontro, visitaram a obra de Itapecuru-Mirim. O sistema foi projetado para receber, tratar e devolver ao meio ambiente o esgoto 100% tratado.

“O desejo do presidente Lula é concluir todas as obras inacabadas, principalmente de saneamento. O governador Carlos Brandão tem o mesmo desejo que é a conclusão dessas obras nos municípios maranhenses. Ele inclusive já disponibilizou mais recursos do que o previsto para ajudar a concluir as obras. De todos os convênios de saneamento que temos com o governo do estado a mais difícil de solucionar é a de Itapecuru-Mirim. Por isso que a reunião está sendo realizada aqui. Tenho recebido total apoio do Ministro das Cidades Jader Filho para solucionar problemas como esses”, explicou Hildo Rocha.

 

Parceria do governo Lula com o governador Brandão   

Hildo Rocha enfatizou que os recursos orçamentários que estavam previstos para o custeio da obra já estão defasados. “Durante a pandemia da Covid 19 e, principalmente no período da pós-pandemia, houve um aumento significativo nos preços da construção civil. Portanto, é necessário que seja feito um aporte orçamentário. Então, vamos trabalhar a fim de viabilizar mais um aporte de recursos da União. Quanto à possível contrapartida do Governo estadual, sei que o governador Brandão é um gestor sensível, quer que a obra seja concluída e é parceiro do governo do presidente Lula. Trata-se de uma obra viável e imprescindível para a saúde pública de Itapecuru-Mirim”, argumentou Hildo Rocha.

Ação fundamental para destravar a obra

O presidente da Caema, Marcos Aurélio Freiras, enfatizou que a reunião, seguida de visita ao local da obra, é uma iniciativa fundamental para a destravar a obra.

 

“A retomada dessa obra é algo que precisa ser feito com muita urgência e a vinda do secretário Hildo Rocha ao local é uma demonstração da importância que ele dá ao saneamento e nós estamos muito felizes em recebê-lo porque temos certeza absoluta de que ele é mais um aliado nessa grande luta que tem como finalidade a entrega da uma obra que é fundamental para a saúde pública da população de Itapecuru-Mirim”, afirmou Marcos Aurélio.

 

Iniciativa louvável

O prefeito em exercício, Maurício Nascimento, também enalteceu a iniciativa do Ministério das Cidades colocada em prática por meio do secretário executivo da instituição.

 

“Saneamento básico significa dignidade para as pessoas e, lamentavelmente, o Brasil é muito deficiente nesse setor. Então, a gente fica feliz porque esse projeto vai ser concluído. Somos muito gratos ao presidente Lula, ao secretário Hildo Rocha, ao Ministro Jader e ao governador Carlos Brandão. Essa ação vem ao encontro da nossa expectativa, do nosso desejo de ver sistema tão importante em funcionamento na nossa cidade”, sublinhou Maurício Nascimento.

Assista ao vídeo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!