Um mundo sem chocolate, café, batata e peixe - os alimentos que podem desaparecer com as mudanças climáticas
16/07/2019 06:38 em Novidades

GETTY IMAGES Para cada aumento de um grau na temperatura, um terço da plantação de café pode ser destruída

É possível que tenhamos que dizer adeus a algumas das nossas GEcomidas e bebidas preferidas por culpa das mudanças climáticas.

 

Com as transformações nos padrões de temperatura da Terra e a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos (ondas de muito frio, calor, tufões e furacões), plantações podem ter dificuldade para vingar e peixes e animais poderão morrer.

Mais quais alimentos comuns no nosso dia a dia correm mais risco?

Café e chá

Aproveite bem o seu café preto de toda a manhã, porque o prognóstico para esse produto não é dos melhores.

Por causa do aquecimento global, a tendência é que, até 2050, a área com solo propenso à plantação de café seja reduzida pela metade. No ritmo atual de poluição, até 2080, vários tipos de café deverão ser extintos.

A Tanzânia, um dos principais exportadores de café, já viu sua produção cair pela metade em 50 anos. Se você acha que pode escapar dessa crise trocando café por chá, cientistas da Índia têm más notícias sobre essa estratégia.

As monções que alimentam as plantações de chá na Ásia têm aumentado em intensidade, afetando o sabor das folhas. Prepare, portanto, o seu paladar para chás mais aguados e menos saborosos num futuro próximo.

 

Continue a leitura no site BBC/Brasil

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!