https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

Começa a votação do Prêmio Congresso em Foco 2019
01/08/2019 23:06 em Novidades

Parlamentares que integram uma das legislaturas mais renovadas do Congresso nas últimas décadas passarão pelo primeiro julgamento popular após a eleição. Começa nesta quinta-feira (1º) e vai até 31 de agosto a votação na internet do Prêmio Congresso em Foco 2019. Nesse período você poderá escolher aqueles deputados e senadores que melhor representam a população no Parlamento e atuam com mais destaque em três áreas temáticas.

 

A seleção é feita de forma paralela à votação do júri especializado e à dos jornalistas que fazem a cobertura do Congresso Nacional. Todos os vencedores serão anunciados no evento de premiação em 19 de setembro, no centro de eventos Porto Vittoria, em Brasília. Estão aptos a serem votados apenas aqueles parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano e que não respondem a investigações ou acusações criminais.

 

Além das duas categorias gerais (Melhores Senadores e Melhores Deputados), estão em disputa este ano três categorias especiais inéditas: Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); Apoio ao Empreendedorismo; e Valorização dos Bancos Públicos, que é assinada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

 

Mais segurança

A votação digital desta 12ª edição do Prêmio Congresso em Foco tem novidades importantes. Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pelo internet, quem quiser votar precisará informar o email e também o celular, sendo – como sempre – impedido que a mesma pessoa vote mais de uma vez. Ambos os dados (telefone e endereço eletrônico) estão sujeitos à checagem e não será validado o voto de origem irregular.

 

Como tem ocorrido desde o início do projeto, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) auditará todo o processo. “A segurança sempre foi um ponto-chave para nós e temos aperfeiçoado isso ano a ano”, afirma o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa.

 

“Desta vez, estamos investindo ainda mais nisso e as pessoas perceberão claramente o quanto levamos essa questão a sério. Costumo dizer que, na votação digital, a gente não pode ter certeza que vencerão os melhores, mas certamente sabemos que ganham os que conquistam maior simpatia popular no meio digital. Aí você pode comparar essas escolhas com as do júri e as dos jornalistas, que são apresentadas separadamente.”

 

Como votar

Para participar é preciso preencher um pequeno cadastro. Cada pessoa só pode votar uma vez. Você pode escolher até dez deputados e cinco senadores nas categorias gerais e três parlamentares nas categorias especiais.

 

Nessas categorias temáticas, pela primeira vez foi feita uma triagem para que delas participem apenas os congressistas que têm efetiva afinidade com o assunto. Isso foi feito por meio de análise da composição das frentes parlamentares, de discursos, apresentação de projetos e demais atuações no Parlamento.

 

Além dos escolhidos pela votação popular, também serão premiados em 19 de setembro os congressistas mais bem avaliados por outros dois públicos: os jornalistas e o júri especializado. No caso dos jornalistas, a votação ocorrerá entre os dias 5 e 16 de agosto. Votam apenas profissionais dos veículos credenciados no Congresso, desde que não prestem serviços de lobby.

 

O júri é formado por cinco pessoas. Quatro representando as áreas acadêmica, empresarial, trabalhista e o terceiro setor, além do Congresso em Foco, que costuma atuar como mediador e facilitador.

 

O prêmio tem o patrocínio da Ambev, da BMJ Consultores Associados e do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Também tem o apoio da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), além da parceria institucional com o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

 

Quem já ganhou o prêmio

 

Veja o regulamento do prêmio

 

Quem são os jurados do Prêmio Congresso em Foco

 

Vá direto à página de votação

 

Texto reproduzido si site Congresso em Foco

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!