https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

'Big One': o terremoto devastador que pode atingir a Califórnia a qualquer momento
12/07/2019 00:27 em Novidades

 Direito de imagGGEGCalifornia está em uma zona especialmente sensible para los terremotos (GETTY IMAGES).

 Os terremotos registrados na Califórnia na semana passada lembraram aos moradores do Estado americano que, em algum momento do futuro, o temido tremor conhecido como "Big One" (O Grande) chegará.

Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas - resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região.

 

"(O Big One) não é sobre se ele vai acontecer, mas quando ele vai ocorrer", dizem os geólogos que estudaram a área.

Os terremotos dos últimos dias, os mais poderosos em 20 anos, foram sentidos com maior intensidade na cidade de Ridgecrest, a cerca de 250 quilômetros de Los Angeles. Não houve vítimas. Porém, a região registrou incêndios e danos em edificações e estradas.

Esse cenário alarmou moradores de cidades como Los Angeles, que viram lojas de material de camping e kits de primeiros socorros esgotarem seus estoques no fim de semana.

O que é o 'Big One'?

Em inglês, "Big One" significa algo como "O Grande". "O Big One será um terremoto de magnitude de 7,8 ou 8 (na escala Richter) na região da cidade de San Andreas", disse Lucy Jones, sismóloga de referência na região, em entrevista a veículos de imprensa locais.

Por sua parte, o jornalista Jacob Margolis, apresentador de um podcast chamado The Big One, disse à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, que o "Big One significa que não devemos considerar apenas a magnitude do terremoto, mas o nível de dano (que ele vai causar)".

A Califórnia é uma região propensa a terremotos, uma vez que está sobre uma série de rachaduras da crosta terrestre, onde placas tectônicas se encontram e se movimentam.

Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas. Grandes cidades como Los Angeles, San Francisco e San Bernardino foram construídas nas proximidades dessa ranhura, que estende por 1.300 quilômetros, do norte ao sul da Califórnia. Ela separa a placa norte-americana da do Pacífico.

O atrito entre essas duas placas tectônicas é responsável por frequentes tremores na Califórnia, classificada como uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.

Em 1906, a Califórnia viu um terremoto de magnitude de 7,8 devastar grande parte da cidade de São Francisco, deixando mais de 3 mil mortos, quando a parte central da rachadura se rompeu.

 

Direito de imageO terremoto de magnitude 7,1 na sexta-feira passada rachou o chão em várias partes da cidade de Ridgecrest, na Califórnia (GETTY IMAGES)

Continue a leitura no site BBC/Brasil

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!