Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar
A ótima composição combinada com boa melodia, arranjo bem trabalhado e a marcante interpretação do talentoso Tim Maia só poderia resultar em sucesso acachapante. A canção, lançada no quarto álbum de estúdio do cantor Tim Maia, em 1973, retrata a saudade alguém que marcou a vida do compositor.
Mas, afinal, quem é essa pessoa tão especial que teria sido a inspiração para o surgimento dessa música? Alguns acreditam que a letra é uma homenagem que Tim Maia fez para uma filha que teria falecido ainda muito jovem. Entretanto, de acordo com fontes bastante críveis, isso não passa de uma lenda.
Primeiro porque o autor da composição não é Tim Maia. “Gostava Tanto de Você” foi composta por Edison Trindade. Outro fato que contribui para derrubar a lenda de que a música teria sido produzida em homenagem a uma filha de Tim Maia é que o cantor só teve filhos homens: Léo Maia, Carmelo Maia e José Carlos da Silva Nogueira.
Pronto, agora que a primeira teoria mirabolante acerca dessa música está desnudada, resta ainda esclarecer outra teoria também fantasiosa. Há quem diga que, de fato, a música teria sido composta em homenagem a uma filha que faleceu em acidente de carro. Neste caso, a adolescente em questão seria filha de Edson Trindade, o verdadeiro autor da letra.
Isso também não passa de uma lenda. Embora tenha sido lançada no início dos anos 70, a música foi composta por Trindade em 1950, quando ele tinha apenas 16 anos de idade. Ou seja, ele ainda não era pai.
A verdadeira história
“Gostava Tanto de Você” fala sobre o término de um namoro e a grande musa inspiradora da canção foi uma namorada de Edson, chamada Maria. Ao que parece, a história teve um final feliz e Edson acabou se casando com Maria, com quem teve duas filhas, Gabriela e Claudia Trindade.
Tá a fim de saber mais sobre os boatos e o significado de “Gostava Tanto de Você”? Click aqui.