https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

CIM pleiteia acordo de cooperação técnica com UEMA e municípios maranhenses
24/02/2023 17:59 em Novidades

 

O Consórcio Intermunicipal Multimodal- CIM, representado pelo seu diretor de Gestão, Max Andrade, reuniu-se nesta quinta-feira, 23, em São Luís, com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales e o prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba, para tratarem sobre parcerias institucionais entre o Consórcio CIM, a UEMA, Prefeituras e a iniciativa privada. 

 

A reunião também contou com as presenças do vice-prefeito, Maurício Nascimento, do secretário Municipal de Agricultura, Jerônimo Mendes e da diretora do campus da UEMA de Itapecuru Mirim, Thalitta Serra, além da participação de uma equipe de trabalho formada por docentes e discentes da UEMA. 

 

Na ocasião, foram colocados em pauta vários temas importantes como o acordo de cooperação técnica entre o CIM e a UEMA, com vistas à atualização dos planos diretores dos municípios que fazem parte do Consórcio. O CIM também pleiteia com a Universidade uma cooperação técnica, com ações conjuntas para o desenvolvimento de projetos voltados para a regularização fundiária nos municípios. Segundo o diretor do CIM, Max Andrade, o projeto será realizado no âmbito da Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão- REDETEMA, que é uma iniciativa do Governo do Maranhão juntamente com as empresas privadas, voltada para o combate à extrema pobreza.

 

Em março de 2022, em reunião ocorrida no Palácio dos Leões, o CIM foi integrado à Redetema, em parceria com o Governo do Maranhão e a Vale S.A. O evento, que teve a participação de prefeitos e prefeitas, além das universidades UEMA e UFMA, teve a finalidade de potencializar ações voltadas para a geração de renda e a sustentabilidade econômica das famílias por meio da produção de alimentos no âmbito da agricultura familiar.

 

O representante do CIM destacou o compromisso da atual diretoria do Consórcio, cujo presidente, Fufuca Dantas, prefeito de Alto Alegre do Pindaré, tem atuado fortemente para melhorar a qualidade de vida da população, com a missão de prestar mútua assistência para promover o desenvolvimento às comunidades.

 

“O CIM é uma instituição que trabalha pelo desenvolvimento social e econômico de municípios maranhenses, com visão estratégica de cooperação. Por essa razão, estamos aqui pleiteando esse acordo de cooperação técnica junto à UEMA, pois entendemos que unir as instituições públicas e privadas em parceria, vai dar melhores chances de qualidade de vida às comunidades, não só que margeiam a Estrada de Ferro, mas a todas as comunidades maranhenses. Essa é uma das diretrizes defendidas pelo presidente do CIM, Fufuca Dantas", destacou. 

 

Durante a reunião com a UEMA, o reitor Walter Canales gradeceu a participação do CIM, do prefeito de Itapecuru e dos demais convidados. Ele destacou que as parcerias firmadas na reunião trarão avanços significativos para todo o Maranhão. 

 

"O grande objetivo dessa reunião foi aproximar a UEMA, não só de Itapecuru Mirim, como de todos os  municípios que constituem o Consórcio Intermunicipal Multimodal. Com isso, nossos professores e nossos alunos estarão cada vez mais alinhados com o que o Estado do Maranhão necessita e pode atingir em parceria com a Universidade”, disse o reitor.

 

Ao final da reunião, Benedito Coroba, prefeito de Itapecuru Mirim, destacou a importância do acordo de cooperação entre o CIM, a UEMA e a prefeitura na região, e afirmou que para alcançar ainda mais avanços, é necessário que governo, iniciativa privada e universidades trabalhem em conjunto.

 

"Estou plenamente satisfeito com este encontro, porque vejo que tem pesquisas e estudos que possam contribuir decisivamente para a solução de vários problemas dos municípios maranhenses", ressaltou. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!