Em vídeo postado no YouTube, o técnico agrícola Wennder Robert Rocha diz que “uma simples cebola pode fazer a diferença na prevenção do coronavírus.
De acordo com o autor da postagem, a cebola cortada tem a capacidade de atrair, e capturar fungos, vírus e bactérias.
“Se eu estou certo ou errado cabe às autoridades fazer um estudo mais aprofundado e me dar um contraponto, dizer que eu estou errado. Mas, se eu estiver certo nós podemos fazer a diferença principalmente aqui no Brasil onde não temos uma política eficaz para com a saúde pública. Então nós temos que procurar alternativas e eu estou dando uma alternativa”, argumenta.
Servidor da AGED, à disposição do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Maranhão, Wennder Robert Rocha é irmão do senador maranhense Wewerton Rocha.
Assista ao vídeo de Wennder Robert Rocha.
Teoria Tabajara
De acordo com publicação do site da Revista Saúde, da Editora Abril, de janeiro do ano passado, cebola cortada não é capaz de atrair bactérias.
A reportagem do site ouviu dois profissionais: a nutróloga Nayara Almeida Alvez de Oliveira, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo e o engenheiro de alimentos Edison Triboli, do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul.
Assim sendo, a teoria defendida por Wennder Robert Rocha é infundada. Portanto, trata-se de uma “teoria Tabajara”.