Lançada em 1972, a canção Rock and Roll Lullaby, eternizada na voz de Billy Joe Tomas, fez sucesso avassalador em inúmeros países mundo afora. No Brasil não foi diferente.
A belíssima melodia e a excelente interpretação de J. B. Thomas foram fatores determinantes para o sucesso. A inclusão da música na trilha sonora da novela Selva de Pedra, exibida pela Rede Globo de Televisão, em 1973, também foi fundamental para alavancar a vendagem de discos e gerar recordes de vendas. O hit era presença obrigatória na programação das rádios em todo o território nacional.
Selva de Pedra
Na trama de Selva de Pedra, Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco) se envolve em uma briga que acaba na trágica morte de um rapaz. A única testemunha da cena é a jovem escultora Simone Marques (Regina Duarte). Sabendo que Cristiano é inocente, ela o abriga em sua casa. Com medo de ser acusado pela morte do rapaz, Cristiano deixa a cidade com Simone para morar no Rio de Janeiro. A música-tema que escolhida para ornamentar o enredo vivenciado pelo casal era Rock and Roll Lullaby.
Em razão da agradável melodia, a canção se transformou em hit de cunho romântico. Porém, a letra retrata uma situação que passa longe de ser algo referente a relacionamento entre homem e mulher. Na verdade, a canção foi inspirada em fato real vivido pelo cantor Billy Joe Tomas.
Sofrimento na infância é a fonte de inspiração
De acordo com inúmeras fontes encontradas na web, Billy teve uma infância difícil. Sua mãe engravidou ainda na adolescência, aos 16 anos. O pai de Billy, Vеrnоn Тhоmаѕ, teria ficado enfurecido com o anúncio da gravidez da esposa, Geneva Thomas, e decidiu expulsá-la de casa. Porém, apesar das dificuldades, Geneva Thomas conseguiu criar o filho com muito carinho e dignidade.
À noite, quando colocava o pequeno Thomas para dormir, Geneva costumava cantar: “Sha na na na na na na na … It will be all right (vai dar tudo certo). Sha na na na na na…. Sha na na na na na na na … Now just hold on tight (agora aguente firme)”.
O esforço, a dedicação, o carinho e a perseverança de Geneva Thomas valeram a pena, pois seu filho gostava muito de música, estudou, abraçou a arte e se tornou cantor renomado.
Essa inusitada história inspirou Barry Mann e Cinthya Weil, compositores de Rock and Roll Lullaby. Os refrões que Geneva Thomas costumava cantar foram incluídos na música Rock and Roll Lullaby em homenagem à mãe do cantor.
Ou seja, apesar de estar associada a romantismo Rock and Roll Lullaby retrata uma realidade diferente da que ficou enraizada no imaginário popular. A canção, inspirada em fato real, simboliza o que há de mais puro e verdadeiro no que diz respeito aos sentimentos humanos: o amor materno.
Billy Joe Thomas nasceu em Oklahoma (EUA) em agosto de 1942 e morreu em 29 de maio de 2021, aos 78 anos. Ao longo da carreira, ganhou cinco prêmios Grammy e vendeu mais de 70 milhões de discos, mundo afora.
Canção de Ninar Rock And Roll (tradução)
Ela tinha apenas 16 anos e completamente só
Quando eu passei a existir
Então nós crescemos juntos
Minha mamãe criança e eu
Então as coisas estavam ruins e ela estava assustada
Mas sempre que eu chorava
Ela acalmava meus medos e enxugava minhas lágrimas
Com a canção de ninar rock and roll
E ela canta
Sha, na, na, na, na, na, na, na, na
Vai ficar tudo bem
Sha, na, na, na, na, na, na, na, na
Agora apenas aguente firme
Cante para mim mamãe, mamãe, mamãe, ma
Cante doce e claro
Oh, mamãe, deixe-me ouvir aquela velha
Canção de ninar rock and roll
Você conseguiu atravessar aqueles dias solitários
Mas, Senhor, as noites eram longas
E nós sonhávamos com momentos melhores
Quando mamãe cantava a canção
Agora eu não consigo lembrar todas as palavras
Não faz sentido tentar
Pois eu só sabia que muito amor vinha através
Daquela a canção de ninar rock and roll
E ela canta
Sha, na, na, na, na, na, na, na, na
Vai ficar tudo bem
Sha, na, na, na, na, na, na, na, na
Agora apenas aguente firme
Eu posso ouvir você mamãe, mamãe, mamãe
Nada liberta minha alma
Como o som da boa e velha
Canção de ninar rock and roll
Apenas aguente firme
Mamãe, mamãe, ma
Nada liberta minha alma
Como o som da boa e velha
Canção de ninar rock and roll
Assista ao clipe, com tradução