https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

Indicação de Aluízio Santos solicita instalação de campus da UEMA em Chapadinha
21/04/2023 09:46 em Novidades

 

O parlamentar destaca que a iniciativa visa promover educação superior para jovens de onze municípios da região.

 

O deputado estadual Aluízio Santos (PL) apresentou indicação sugerindo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe ofício ao Governo do Maranhão, solicitando providências no sentido de determinar que seja analisada e alocada a fonte de recursos para que seja criado um polo de ensino superior da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no município de Chapadinha.

 

Em sua justificativa, o parlamentar considerou a importância da universidade para o ensino, pesquisa e extensão na modalidade tanto do ensino presencial como à distância. Aluízio Santos frisou ainda que oportunizar aos jovens o acesso ao ensino superior público e gratuito é dever do poder público e um direito previsto na Constituição.

 

"A nossa intenção é oportunizar aos jovens da nossa região acesso ao mundo do conhecimento acadêmico visando a compreensão do verdadeiro papel social que irão desempenhar na sociedade no futuro. É uma proposta prevista no artigo 208, inciso V, da Constituição Federal de 1988, determinando que o dever do Estado com a educação superior será efetivado mediante a garantia de "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um", destacou.

 

Para reforçar o pedido, Aluízio Santos usou dados estatísticos do IBGE e apontou que a localização geográfica da cidade, às margens da BR 222, produz uma dinâmica econômica, social e política sem precedentes. De acordo com o deputado, é através da educação que os chapadinhenses terão mais oportunidades para uma futura ascensão social e econômica.

 

"A cidade de Chapadinha apresenta uma população estimada em 80.705 habitantes, segundo dados do IBGE 2021, que juntamente com a localização geográfica, às margens da BR 222, produz uma dinâmica econômica, social e política sem precedentes. Uma obra dessa magnitude reafirma a política do Governo de Vossa Excelência, no que tange criar oportunidades aos maranhenses de terem acesso ao ensino superior gratuito. É através da educação que os Chapadinhenses terão mais oportunidades para uma futura ascensão social e econômica", completou.

 

O pedido de providências será direcionado ao governador Carlos Brandão (PSB), com cópia ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Walter Canales Sant´Ana, para analisar a possibilidade do investimento.

 

Iniciativa benéfica

Aluízio Santos afirmou que requer uma adoção urgente da referida medida, por entender que o campus permanente da universidade atenderia, além de Chapadinha, outros municípios da região como: Anapurus, Belágua, Brejo, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo e Urbano Santos.

 

"A criação e instalação de um polo da UEMA, em Chapadinha, vai habilitar profissionais em formação superior permitindo que enxerguem novas soluções para os desafios do dia a dia, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade e da região, assim como para a construção de uma sociedade mais justa", concluiu.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!