Previsto para ser realizado entre os dias 1º e 4 de agosto na cidade de Paraty (RJ), o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial encerrou as inscrições presenciais por conta da limitação de espaço do local do evento. Como forma de atender a intensa procura de municipalistas pelo evento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai disponibilizar a transmissão de parte da programação de forma online.
O evento tem por objetivo avançar nas discussões pelo desenvolvimento do turismo nos Municípios detentores desses sítios, debater a criação de um Marco Legal que possa beneficiar as cidades Patrimônio Mundial brasileiras, bem como discutir a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil. “Fortalecer o turismo com a promoção de ações sustentáveis nos Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil é valorizar ainda mais o Município e o seu cidadão. Em tempo de dificuldades com a queda na arrecadação, fomentar o turismo e os diversos segmentos associados tem sido um importante pilar para a recuperação do próprio setor e das finanças municipais. O turismo é uma bandeira permanente da CNM”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Além do caráter orientativo, técnico e institucional, será uma oportunidade para as lideranças municipais discutirem, trocarem experiências e conhecerem as alternativas e desafios para gestão do patrimônio, da cultura e do turismo com palestras que terão a participação de autoridades das três esferas da federação e especialistas. Nesse sentido, a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais agentes municipais é essencial na construção de propostas que contribuam para o fortalecimento da capacidade local, do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda nos Municípios.
O evento é promovido pela CNM em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a prefeitura de Paraty, com o apoio institucional do governo do Estado do Rio de Janeiro. Veja a programação preliminar.
Suspeito de insultar ministro do STF disputou prefeitura com vice do PT e apoio de Lula. Mantovani era do PL, que nada tinha com a atual composição do partido
Roberto Mantovani Filho, envolvido em confusão com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, contou com apoio do presidente Lula para disputar a prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, nas eleições de 2004. Leia aqui.
Volkswagen vai suspender 800 funcionários de fábrica no interior de SP
A Volkswagen vai suspender o contrato de 800 funcionários na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a partir do dia 1° de agosto. A medida foi divulgada nesta segunda-feira, 17, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, e vai durar, a princípio, por dois meses, mas pode se estender por até cinco meses. Atualmente, a fábrica, que tem 3.100 funcionários, produz o carro Polo Track, o segundo mais vendido no país neste ano. Leia aqui.
5 curiosidades sobre 'A Última Ceia', famosa pintura de Leonardo da Vinci.
Uma das mais famosas pinturas de Leonardo da Vinci, 'A Última Ceia' é envolta por curiosidades pouco conhecidas. Leia aqui.