Em março deste ano, viralizou nas redes sociais um vídeo mostrando pombos sendo triturados em um cilindro de cevada que pertenceria a Ambev fabricante das cervejas Brahma, Antarctica, Skol. Será verdade?
O vídeo começou a circular com força no dia 18/03/2017, logo após ter explodido o escândalo da investigação da Polícia Federal denominada de “Carne Fraca“, onde foi descoberto um mega esquema de corrupção de fiscais da vigilância sanitária que fechavam os olhos para que as fabricas de grandes e pequenos frigoríficos adulterassem seus produtos e vendessem carne podre ou imprópria.
Texto do boato que acompanha o vídeo dos pombos moídos
Ambev, fabricante das cervejas Brahma, Antarctica, Skol e outras, moendo cevada em sua principal fábrica em São Paulo. Os pombos são atraídos p/ cevada e acabam moídos junto. Tudo vai na cerveja. Funcionário filmou escondido e disse que não adianta denunciar porque nada é feito contra a gigante das cervejas. “Tudo é proteína”, dizem os diretores. (sic)
Será verdade que a Ambev mói pombos na cevada?
Verificação dos fatos
O vídeo não possui nenhuma explicação de onde teria ocorrido a não ser o texto que circula no WhatsApp, coisa que qualquer um pode fazer sem nenhuma dificuldade. Uma busca sobre o vídeo no Google retorna resultados de Outubro de 2016 em sites inglês. De acordo com o os sites The Sun e DailyMail no dia 12/10/2016 o vídeo seria de uma padaria na cidade de Kazan que fica na República de Tartaristão, Rússia.
Conclusão
O vídeo dos pombos sendo triturados não foi filmado em uma fábrica da Ambev e sim em uma padaria na Rússia.
Fonte: Verdade Absoluta