Sinais de rádio misteriosos há muito tempo são um dos pilares dos contos de ficção científica, mas ultimamente eles também têm sido objeto de um sério escrutínio científico. Explosões de rádio originadas do espaço profundo se tornaram um tema quente no mundo da astronomia, e embora a maioria delas pareça ocorrer naturalmente, você nunca sabe quando uma delas acabe sendo algo muito mais estranho. Pelo menos, podemos esperar que um delas seja.
Aqui no chato planeta Terra, misteriosos sinais de rádio geralmente aparecem na forma de transmissões pirateadas que transmitem mensagens estranhas e enigmáticas. Enquanto a maioria destes são meramente farsas ou brincadeiras, muitos deles também permanecem inexplicáveis.
Só nesta semana, físicos que estudam raios cósmicos na Antártida descobriram um estranho sinal de rádio que parece ter uma origem misteriosa. Os físicos fazem parte do programa Antarctic Impulsive Transient Antenna (ANITA), um projeto que usa balões para localizar e identificar sinais produzidos por estranhas partículas que viajam do espaço profundo ao colidirem com a Terra. No entanto, este último sinal parece ter origem nas profundezas da própria Terra. Estaria este sinal vindo de uma civilização perdida tentando comunicação com os moradores da superfície?
Leia mais no site OVINIHoje