O projeto Comprova criou um curso de checagem de conteúdo da internet e das redes sociais para auxiliar quem deseja aprender mais sobre técnicas de identificação de fake news. O treinamento dura uma hora e é gratuito. A informação é da Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji). O curso foi elaborado pela First Draft, organização ligada à Universidade Harvard, e pode ser acessado no site da instituição, em português.
O Comprova é uma coalizão de 24 veículos de imprensa para combater a disseminação de rumores e notícias falsificadas durante a campanha eleitoral de 2018. Ele é coordenado pela Abraji e tem o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project.
Participam do projeto: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, AFP, Band (TVs e rádios do grupo), Canal Futura, Correio, Correio do Povo, Exame, GaúchaZH, Gazeta Online, Gazeta do Povo, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, revista Piauí, SBT, UOL e Veja. O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar o projeto, além de oferecer treinamento e apoio técnico.
O projeto é inspirado no CrossCheck, iniciativa semelhante realizada na campanha eleitoral presidencial na França, em maio de 2017.
Fonte: Portal Imprensa