https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/49bdf8801df5560558bba7858271e49d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/234b887f6482965f8e2d909cb2de1167.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/bd69e7a5140ffdc49f5cb2fd243da1a0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2200/slider/1b8edf8e224270ada168010977e5c2a6.jpg

Hildo Rocha e Janine Milhomem realizam ação em defesa dos cooperativados da Copaba
Novidades
Publicado em 22/08/2018

Com o intuito de solucionar impasses referentes a dívidas dos associados da Cooperativa Agrícola Mista de Barra do Corda (Copaba), o deputado federal Hildo Rocha, a assistente social Jaine Milhomem, o presidente da Copaba, Rubervam Dias, e a representante do Sindicato Rural de Barra do Corda, Reysane Abreu, participaram de reunião com Romildo Carneiro Rolim, presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na sede da instituição, em Fortaleza.

 

Validação do acordo

O item mais importante da pauta foi o pedido de validação do acordo firmado entre a Copaba e o BNB. A iniciativa, abrange produtores  rurais de Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Grajaú e região do centro maranhense.

 

“Na prática, o pleito consiste em obter baixa da penhora patrimonial, liquidação de dívidas contraídas com empréstimos para investimentos em atividades produtivas. Feito isso, os produtores rurais voltarão a receber incentivos do governo federal, via BNB, possibilitando assim, o aumento da renda e consequentemente melhoria na qualidade de vida dos produtores e de suas famílias”, explicou Hildo Rocha.

 

O presidente da Copaba, engenheiro agrônomo Rubervam Dias da Silva, destacou que 802 produtores rurais estão inadimplentes. “O débito é de aproximadamente cem milhões de reais passíveis de liquidação pela Lei 12.249/2010 sendo que a dívida ainda pendente possui penhora específica que poderá ser baixada com a liquidação da dívida, com a extinção da penhora de parte do patrimônio da Cooperativa”, argumentou Rubervam.

 

De acordo com o Rubervam, com a liquidação da dívida da cooperativa abre-se uma janela de oportunidades. “Após anos de estudo e pesquisas, estamos estabelecendo na região o Programa Brasil Cooperativo, baseado em uma central de Negócio Urbano-Rural. O empreendimento dinamiza uma rede de atividades em diversos setores da economia gerando produção, negócios, renda e empregos”, afirmou Rubervam.

 

Perspectivas

A assistente social Jaine Milhomem fez uma avaliação positiva acerca da reunião. “O presidente do BNB demonstrou interesse em resolver a demanda que apresentamos. Sendo o BNB uma organização que visa primordialmente promover o desenvolvimento sustentável, nada mais justo que a instituição seja flexível quanto às dificuldades vivenciadas pelos produtores rurais de Barra do Corda e de toda a região”, enfatizou Jaine.

Assista ao vídeo 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online