A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Divisão Médica, realiza nesta quarta-feira, dia 26, às 10h, no Pleninho do TJMA, a palestra “O Panorama de Transplantes no Maranhão”, que será proferida pela médica Inês Gomes de Oliveira, nefrologista, mestre em Ciências da Saúde e coordenadora da Central Estadual de Transplantes no Maranhão.
O objetivo é conscientizar a população em geral sobre o transplante de órgãos e tecidos e dar esperança a milhares de pessoas que esperam em filas de transplantes para salvarem suas vidas.
Transplante
A enfermeira especialista em Doação, Captação e Transplantes pelo Instituto Israelita Albert Einstein e coordenadora do serviço de doação do Hospital Carlos Macieira, Luíza Maria de Nóvoa Moraes, estará presente, dando mais detalhes sobre “Doação de córneas: precisamos conversar sobre isso!”
O transplante só pode ser feito após autorização formal de membros da família e após ser constatada a morte encefálica do doador. Para doadores vivos, a possibilidade de doação pode ser realizada apenas para órgãos duplos como rins, medula óssea e pulmões ou partes do fígado e do pâncreas.
A programação da palestra levou em consideração o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27 de setembro), mês considerado pela Sociedade Brasileira de Transplantes de Órgãos, como Setembro Verde.