Chama-se “MigApp” e é um aplicativo móvel para migrantes. A primeira versão foi lançada em 2017 e, na mais recente, a Organização Internacional para a Migração, OIM, apresenta muitas novidades. A ferramenta foi redesenhada para ser ainda mais fácil de utilizar e conta agora com uma versão em português. O MigApp 3.0 passa assim a estar disponível em oito idiomas - chinês, italiano, russo; inglês, árabe, francês, espanhol e português.
Aplicativo
O MigApp foi projetado para ajudar os migrantes a tomarem decisões informadas durante as suas viagens, simplificando o acesso a informações e serviços seguros e confiáveis relacionados com a migração.
O aplicativo também contém programas selecionados da Agência da ONU para a Migração, OIM, permitindo que a agência chegue a mais migrantes, aproveitando a mais recente tecnologia móvel.
A diretora de comunicação da OIM, Marietta Muwanga-Ssevume explica que este lançamento é o resultado “da forte colaboração e parceria entre a Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações, o Escritório Regional na Costa Rica e as missões nacionais na América Central.”
Serviços
O destaque deste novo lançamento é o acréscimo de informações de contato para mais de 1.700 serviços - como escritórios de imigração e consulares, assistência ao tráfico de pessoas e centros médicos. Os usuários podem selecionar até cinco países ao acessar essas informações offline.
Os migrantes podem também personalizar a página e escolher os países de interesse. Outras melhorias incluem dicas e serviços de migração, além de notícias locais.
Objetivos
A MigApp contribui para os esforços da OIM em apoiar os Estados-membros no cumprimento de três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
O ODS 8.7 prevê acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas. As linhas diretas de combate ao tráfico global da MigApp contêm informações de contato para mais de 2.800 linhas diretas de combate ao tráfico em todo o mundo.
Já o ODS 10.C pretende reduzir os custos de transação das remessas dos migrantes. O recurso de transferência de dinheiro do MigApp lista as melhores taxas de câmbio disponíveis, recompensando serviços com as taxas mais baixas; e
A outra meta é o ODS10.C, que pretende facilitar a migração ordenada, segura, regular e responsável,. Todos os recursos do MigApp fornecem informações e serviços trabalhando para esse fim.
A primeira versão do MigApp foi lançada em 18 de dezembro de 2017 como parte da transição da OIM para a mobilidade digital. Os aplicativos móveis criaram uma nova via de comunicação com migrantes e novas ferramentas para a equipe da OIM realizar o seu trabalho em áreas remotas.