Campanha pretende promover defesa dos direitos dos mais novos; agência da ONU organiza eventos e ações em centenas de cidades em todo o mundo; data assinala adoção da Convenção dos Direitos das Crianças pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
O Dia Mundial das Crianças foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1954, para promover os direitos e o bem-estar das crianças em todo o mundo.
20 de novembro foi a data escolhida por ter sido o dia em que a Assembleia Geral da ONU adotou a Declaração dos Direitos das Crianças, em 1959, e a Convenção dos Direitos das Crianças, em 1989.
Este ano, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, promove a campanha #goblue que pretende sensibilizar as escolas, as empresas e os indivíduos para a importância de todas as crianças terem acesso a educação em segurança para atingir o seu máximo potencial.
Embaixadora
O Unicef anunciou ainda que a atriz britânica Millie Bobby Brown é a mais recente embaixadora da Boa Vontade da agência. Brown tem 14 anos e torna-se assim a Embaixadora mais jovem de sempre do Unicef.
Ela afirmou que esta nomeação “é um sonho tornado realidade” e uma grande honra participar de uma lista tão impressionante de pessoas que apoiam a agência ao longo dos anos.
A estrela de cinema garante que está ansiosa “para conhecer o maior número possível de crianças e jovens, ouvir as suas histórias e poder ajudar a falar em nome deles.”
Como Embaixadora da Boa Vontade, Brown vai ajudar a dar visibilidade aos direitos das crianças e a temas relacionados com a juventude, como as barreiras no acesso a educação, violência, pobreza, entre outros.
A diretora executiva do Unicef, Henrietta Fore, deu as boas-vindas à atriz lembrando que “as crianças são as melhores defensoras dos seus direitos”. A representante constatou que Brown irá usar “a sua paixão e dedicação para defender os direitos das crianças mais vulneráveis e da juventude de todo o mundo.”
Dia
Neste dia, o Unicef promove várias iniciativas em todo o globo, desafiando o grande público a usar uma peça de roupa ou um acessório da cor azul e ainda de usarem esta cor nas suas redes sociais.
Para além disso, edifícios icónicos serão iluminados de azul como a Ópera de Sidney, na Austrália, a Torre Galata em Istambul, na Turquia, e o Empire State Building em Nova Iorque, Estados Unidos.
Em países como Portugal, Zâmbia e Perú as crianças vão aparecer em Parlamentos e gabinetes ministeriais.
Brasil
No Brasil, ao longo de uma semana, o Unicef e seus parceiros propõem que meninas e meninos de todo o país exercitem seu direito à participação, envolvendo-se diretamente nas decisões que impactam sua vida.
A representação do Fundo no Brasil promove, o encontros entre crianças e adolescentes com prefeitos e outras autoridades locais em mais de 10 cidades brasileiras, para debater seus direitos.
A proposta é que os participantes troquem os avatares de suas redes, colocando um filtro do Dia Mundial da Criança, usando as hashtags da campanha: #diamundialdacriança, #worldchildrensday e #goblue.