Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 novembro como o Dia Mundial da Televisão. O objetivo é reconhecer o crescente impacto que o meio tem na tomada de decisões, chamando a atenção para conflitos, ameaças à paz e à segurança, e o seu potencial em dar visibilidade a questões económicas e sociais.
Isso foi feito em reconhecimento do crescente impacto que a televisão tem no processo de tomada de decisão. A televisão foi, assim, reconhecida como uma ferramenta importante para informar, canalizar e sensibilizar a opinião pública.
ONU
O Departamento de vídeo das Nações Unidas, ONU Video, produz conteúdos que vão desde missões de manutenção da paz, como no Mali e no Sudão do Sul; de missões políticas em países como a Colômbia e o Afeganistão e da vasta rede de operações da ONU em todo o mundo.
As produções incluem um documentário vencedor de um Óscar da Academia de Hollywood sobre pessoas com deficiência, um filme de realidade virtual sobre manutenção da paz da ONU e um apelo urgente por medidas contra as mudanças climáticas pelo secretário-geral, António Guterres.
Também é possível acompanhar a cobertura de 24 horas de tudo o que acontece nas Nações Unidas através da Web TV da organização. A ONU Video também tem um arquivo de valor incalculável de vídeo e áudio que regista os momentos mais icónicos e históricos dos últimos 70 anos.
Português
A equipa da ONU News em língua portuguesa produz, diariamente, um destaque vídeo com os temas mais importantes da atualidade das Nações Unidas.
Este programa é produzido por uma equipa constituída por diferentes nacionalidades do mundo lusófono que seleciona as notícias mais relevantes para informar em português.