Prédio foi destruído por um incêndio em setembro passado; Ministério da Educação do país formaliza trabalhos para o biênio 2019-2020; objetivo é devolver o museu à sociedade brasileira o mais depressa possível.
O Ministério da Educação do Brasil anunciou uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura no Brasil, Unesco Brasil, para reconstruir o Museu Nacional do Rio de Janeiro.
A cooperação entre as duas entidades apoiará a restauração da construção histórica, além de desenvolver um novo projeto curador e museológico para a instituição.
Recuperação
Os trabalhos irão acontecer entre 2019 e 2020. A parceria das Nações Unidas com o Governo Federal foi apresentada na semana passada, no Rio de Janeiro, em reunião de balanço das ações emergenciais para recuperar o museu. O evento também contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ufrj.
A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, afirmou que a Unesco está feliz “em poder contribuir com os esforços de reconstrução do Museu Nacional e seu acervo uma vez que com a destruição de um museu, perde-se parte da memória do país.”
Pesquisas
A representante explicou ainda que esta parceria vai contribuir para o esforço nacional e internacional de reconstrução que permitirá, no menor prazo possível, “devolver o museu à sociedade brasileira e ao mundo.”
A colaboração das instituições prevê a realização de pesquisas para planejamento estratégico, de comunicação, articulação social e capacitação.
Os estudos vão orientar os fundamentos conceituais e técnicos para os projetos de reconstrução e restauração do Paço de São Cristóvão. Também serão feitas análises para elaborar uma nova concepção do museu.