O programa Justiça Cidadã deste sábado (31), ao meio-dia, na TV Assembleia (Digital, Canal 51.2 – TVN, Canal 17) vai explicar como está sendo implantado o projeto “Digitalizar Já”, do Tribunal de Justiça do Maranhão e da Corregedoria Geral da Justiça. A iniciativa busca substituir os processos físicos (papel) por eletrônicos. As servidoras da Corregedoria Thaís Muniz e Karliane Fontinele, integrantes da Comissão do projeto, são as entrevistadas dos apresentadores Heider Lucena e Amanda Campos.
Eles vão conversar sobre as etapas de implantação do “Digitalizar Já” e como o projeto trará vantagens, tanto para quem trabalha no Judiciário quanto para quem utiliza os serviços da Justiça. O andamento da execução nas unidades judiciais e de que forma a Corregedoria está levando essas novas ferramentas para as comarcas do interior serão assuntos abordados na edição.
O programa também fala sobre o Casamento Comunitário que será realizado em breve em São Luís, além de reportagens sobre a Secretaria Judicial Única Digital da Fazenda Pública da capital (Sejud) e sobre o evento “Mulher é pra ser respeitada”, realizado pela 3ª Vara da Comarca de Pedreiras.
O programa Justiça Cidadã é reapresentando em horários alternativos, às 10h de domingo, às 21h de segunda e de quarta e às 16h de quinta, na TV Assembleia.
O programa
O “Justiça Cidadã” é produzido por profissionais das assessorias de Comunicação do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça, com informações de todos os órgãos do Judiciário estadual, a exemplo da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), em parceria com toda a equipe da TV Assembleia. Os editores-chefes são os jornalistas Antônio Carlos de Oliveira e Juliana Mendes, também roteirista juntamente ao editor de texto do programa, jornalista Paulo Lafene.
A cada edição semanal, novos entrevistados dão informações e tiram dúvidas sobre áreas específicas de atuação do Judiciário maranhense. O público pode colaborar com perguntas e informações pelo Whatsapp do programa, (98) 98880-4461, ou pelo Telejudiciário, 0800-707-1581.