A Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (ALAC) promoveu, na noite do último sábado (22), na Casa do Professor a “Os impactos ambientais e socioeconômicos do rompimento de meandros do Mearim para o município de Arari-MA”, para apresentação de resultados preliminares de projeto de pesquisa relacionado ao tema.
A palestra foi proferida pelo Dr. Fabrício Brito Silva, doutor em Sensoriamento Remoto, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e autor e coordenador do projeto “Estimativa Espaço-Temporal dos Impactos Ambientais Decorrentes da Mudança no Curso do Baixo Mearim Consequente do Rompimento de Meandros”, em desenvolvimento no município de Arari, em parceria com a Universidade Ceuma e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Sematec).
O palestrante abordou questões como avanço da língua salina; aumento da força da maré; Avanço do rio sobre as habitações ribeirinhas; extinção de peixes; impossibilidade de abastecimento urbano com água doce, em decorrência do rompimento de meandros do Mearim para o município de Arari.
A Câmara Municipal de Arari se fez representar na discussão da matéria por meio da participação dos vereadores James Nunes e Tácito Lima, que na oportunidade esclareceram as ações da Câmara de Arari relacionadas ao Meio Ambiente e ao Rio Mearim, de maneira específica.
Ambos os parlamentares convidaram o pesquisar a participar de uma das sessões da Casa Legislativa de Arari para apresentação aos demais parlamentares da situação atual do rio e as previsões para os próximos anos para o abastecimento de água, à saúde da população e para a produção agrícola.
Fonte: Câmara Municipal de Arari